but sometimes, they are only stupid.
É um problema geracional, porque nem quero pensar que será um problema da humanidade (se bem que, começa a parecer transversal a qualquer género ou idade).
Mas de facto o ser humano está cada vez mais estúpido.
Perdeu a capacidade de aceitar a relação entre facto e consequência, ou, perdeu a capacidade de perceber que no mundo real a desculpa da mamã já não funciona.
Lê em todo o lado que "Karma is a bitch", mas nem sequer "googla" o significado de Karma, e por isso não percebe.... ou não quer perceber.
E porquê? Porque é mais fácil pensar que se pede desculpa e tudo fica igual.
Mentira.
Cada acto tem uma consequência, e mesmo que se desculpe e teorize, nada fica igual. Não é possível. A borboleta bateu asas, e portanto em algum lugar do universo está a ser gerado um tornado ou um furacão.
E a atitude inteligente seria aceitar, e arrepiar caminho. Aceitar a existência de uma consequência inevitável para o acto praticado, e pensar sobre o acto, que se conteve em si a capacidade de gerar um tornado, será melhor, no futuro, evitar.
Mas não.
A geração das desculpas e das merdices, acha no seu intimo que a fuga prá frente é que é, pedir desculpa é só porque parece dever de oficio, e não é intrínseco, parece o preenchimento do modelo 129 em jeito de "eu até pago a coima mas deixe lá ficar tudo na mesma".
Acordem.
Este mundo, ou o meu mundo, já não está para aí virado. A órbita é outra.
A desculpa é admitida mas apenas como tal. Não significa uma mudança no futuro. E sobretudo não significa uma alteração da tábua de valores. Essa não muda.
Aprendam. A sério, estudem, percebam o significado de amor, amizade, lealdade, resiliência, ou até de outros termos como personalidade, orgulho ou valor.
É que são outra coisa, que em tempo, espaço ou modo se confundem (para mentes mais inábeis) com apenas se ser estúpido, e nós não queremos disso, o país dispensa e a humanidade não precisa.